20º FENATIB – Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau | 04/11 (Sexta) | a 12/11 (Sábado)

0
456
Auditório: Willy Sievert Gênero: Teatro Indicação: Livre Entrada Gratuita

Imperdível a programação gratuita de mais uma edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau – FENATIB

Onde:- Auditório Willy Sievert (algumas apresentações serão realizadas nos bairros da cidade, confira abaixo)

**Entrada Gratuita

Os ingressos são limitados, a retirada deve ser feita 30 minutos antes do início de cada espetáculo.

Programação

Dia 04 de Novembro – Sexta-Feira  – Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Horários: 9h, 15h e 19h30min

Espetáculo: A Revolução na cozinha

Grupo: Teatro de La Plaza – São Paulo – SP

Autor: Héctor López Girondo e Julho Pompeo

Direção: Héctor López Girondo e Julho Pompeo

Faixa etária: A partir de 3 anos

Duração do espetáculo: 50 min

Sinopse: Um atrapalhado Chef de restaurante, depois de arrumar sua cozinha, resolve tirar um cochilo. Enquanto ele dorme, os objetos da cozinha, utensílios e alimentos, começam aos poucos a ganhar vida, falando e se mexendo. Ao despertar de sua soneca, o cozinheiro se envolverá numa aventura fantástica, onde sonho e realidade se confundem. A vassoura, a lixeira, o relógio-cuco, os legumes que cozinham na panela, o frango e o peixe que acabaram de sair da geladeira têm vontade própria e vão provocar uma… REVOLUÇÃO NA COZINHA …

 

Dia 05 de Novembro – Sábado  – Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Horários: 10h, 15h30 e 19h30min

Espetáculo: A Farra do Boi Bumbá;

Grupo: Os Ciclomáticos Cia de Teatro – Rio de Janeiro – RJ

Autor: Ribamar Ribeiro

Direção: Ribamar Ribeiro

Faixa etária: A partir de 6 anos

Duração do espetáculo: 50 min

Sinopse: A história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Esse boi, que inclusive sabe dançar, é roubado por Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O fazendeiro manda diversos personagens populares procurarem o boi. Quando o encontram, ele está doente, e pajés são chamados para curá-lo. Depois de muitas tentativas, o boi finalmente é curado, e o fazendeiro, ao saber do motivo do roubo, perdoa Pai Chico e Catirina, encerrando a representação com uma grande festa. E além da história do boi, a trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo. Com autoria e direção de Ribamar Ribeiro.

 

Dia 06 de Novembro – Domingo  – Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes  

Horários: 15h30 e 19h30min

Espetáculo: Um Encanto em Nagalândia

Grupo: Entreaberta Companhia Teatral – Floriánópolis – SC

Autor: Jucca Rodrigues

Direção: Fabiana Lazzari e Tuany Fagundes

Faixa etária: A partir de 4 anos

Duração do espetáculo: 40 min

Sinopse: A história do espetáculo é contada com a ajuda de Rakshasa, um deus levado e trapalhão que mora no reino das sombras de Nagalândia. No reino de Nagalândia todo mundo acredita que tudo que existe no mundo fala. E onde todo mundo fala – já viu né? Ninguém escuta. Conta uma linda história de amor e amizade entre uma princesa que não queria se casar e uma árvore mágica que nunca ouvia ninguém. O que mais Rakshasa com sua magia e astúcia, tem a nos revelar?

 

Dia 07 de Novembro – Segunda-Feira – Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Horários: 9h, 15h e 19h30min

Espetáculo: Sonhatório

Grupo: Cia Trucks – São Paulo – SP

Autor: Henrique Sitchin

Direção: Henrique Sitchin

Faixa etária: A partir de 4 anos

Duração do espetáculo: 50 min

Sinopse: É hora do almoço no Sanatório Boa Cabeça.  Sentam-se à mesa três supostos loucos, para a refeição. Porém, não há ali nada para comer ou beber.  Sedentos e famintos, os amigos partem para uma deliciosa viagem imaginária, em busca de comida, que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas. Incríveis personagens feitos de guardanapos, bacias, copos, garrafas pet, sacolas plásticas, talheres e pratos os acompanharão por saborosas aventuras. Nossos amigos oferecem ao público um dos melhores remédios para tudo: a possibilidade da construção de uma vida mais saudável, feita da sincera amizade, e de muito bom humor. Eles transformam o que seria um sanatório em um… SONHATÓRIO!

 

Dia 08 de Novembro – Terça-Feira – Ginásio/Auditório da APAE

Horários: 9h / 15h

Dia 09 de Novembro – Quarta-Feira – Sociedade Serrinha

Horários: 15h

Espetáculo: Meu Pai é um homem pássaro – Cia Experimentus – Itajai – SC

Grupo: Cia Experimentus – Itajái – SC

Autor: David Almond

Direção: Daniel Olivetto

Faixa etária: 6 anos

Duração do espetáculo: 60 min

Sinopse:  Jack é um homem que, após a perda de sua esposa, vive sob os atenciosos cuidados de sua filha Lizzie. Apaixonado pelos pássaros e tomado pelo desejo de voar, Jack se vê diante da chance de lançar-se no ar quando é anunciado que a cidade receberá ‘A Grande Competição do Pássaro Humano’. O sonho do “avoado” pai passa a ser também um desejo de sua filha e, assim, novos laços começam a ser estabelecidos entre os dois, um homem pássaro e uma menina pássaro.

 

Dia 08 de Novembro – Terça-Feira – Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Horários: 9h, 15h e 19h30min

Espetáculo:  Iara – O encanto das águas

Grupo: Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas- Brasília – DF

Autor: Thiago Bresani

Direção: Alexandre Fávero

Faixa etária: A partir de 6 anos

Duração do espetáculo: 40 min

Sinopse: Um Índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a  história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino. Inspirado na lenda da Iara e utilizando a linguagem do teatro de sombras contemporâneo, o espetáculo busca sensibilizar o público infanto-juvenil sobre os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil.

 

Dia 08 de Novembro – Terça-Feira – Casa Lar São Simeão

Horários: 15h

Espetáculo:  Uma história em par

Grupo: Grupo Sinos

Autor: Hugo Carvalho e Chell Sant’Ana

Direção: Hugo Carvalho

Faixa etária: 5 a 7 anos

Duração do espetáculo: 40’

Sinopse: Francisca Ceroulas e Eunice Laquê são duas senhoras de idade, contadoras de história, antigas amigas e rivais. As duas são convidadas para contar a mesma história, no mesmo local e horário, por algum erro da produção do evento, que deveria ter chamado apenas uma delas. Uma não contava com a presença da outra e apesar da amizade, as duas são concorrentes e estavam preparadas para contar a história individualmente. Dentro dessa grande confusão, as duas parecem não ter outra escolha há não ser dividir a atenção das crianças por um bem maior. Assim, essas velhinhas divertidas e engraçadas precisarão compreender suas diferenças, e contar juntas: A história do Sol e da chuva. Juntando elementos poéticos e musicais, as duas amigas aos poucos começam a resgatar os valores de uma verdadeira amizade e a importância do perdão.

 

Dia 09 de Novembro – Quarta-Feira – Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Horários: 9h, 15h e 19h30min

Espetáculo:  Sakurá

Grupo: Cia Crias da Casa – Rio de Janeiro – RJ

Autor: Gabriel Naegele

Direção: Gabriel Naegele

Faixa etária: A partir de  6 anos

Duração do espetáculo: 55 min

Sinopse: Já é março em um pequeno vilarejo no Japão e as últimas folhas das cerejeiras já são levadas pelo vento. Todos se preparam para os festejos do Hanami, que nada mais é do que contemplar o florescer das cerejeiras, o desabrochar do Sakurá. In é um jovem que anseia se tornar um grande Samurai, mas para isso terá que cumprir sua grande missão e enfrentar seu maior inimigo. Yo é uma jovem que desde muito pequena foi prometida às tradições e, portanto, deve se tornar uma Gueixa. No entanto, ela não deseja seguir a tradição imposta. Para encontrar seus destinos eles terão que aprisionar o mal dentro deles e somente assim enfrentar a grande maldição que diz: “aquele que alcançar o Monte Fuji sem possuir um coração puro, estando cheio de sentimentos obscuros, ficará preso para sempre”.Dois destinos cheios de aventuras, batalhas e desafios que se cumprirão quando cair a última flor de cerejeira, o ultimo Sakurá.

 

Dia 09 de Novembro – Quarta-Feira – Caic Arão Rebello / E. B. M. Conselheiro Mafra

Horários: 14h

Espetáculo:  “ISSO NÃO É BRINCADEIRA”

Grupo: Detalhe Teatro

Autor: Roberto Morauer e Jean Massanero

Direção: Roberto Morauer

Faixa etária: 6 a 11 anos

Duração do espetáculo:  40’

Sinopse: “Isso não é brincadeira”, retrata histórias vivenciadas por crianças que brincam  no pátio, uma garotinha  sozinha  esperando ônibus, um menino que adora contar histórias e uma menina que está sob os cuidados de seu tio. O espetáculo busca mostrar as crianças a necessidade de falar com alguém de confiança quando lhes acontece algo que não entendem muito bem.

 

Dia 10 de Novembro – Quinta-Feira – Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Horários: 9h, 15h e 19h30min

Espetáculo: A ver estrelas

Grupo: Companhia Azul Celeste

Autor: João Falcão

Direção: Jorge Vermelho

Faixa etária: A partir de 6 anos

Duração do espetáculo: 55 min

Sinopse: “A ver estrelas” relata a história de Jonas, um rapaz quieto e pacato que vive na tranquila Vila da Solidão.  Num determinado momento que está só em seu quarto, ele se perde em seus pensamentos observando as estrelas.

Num misto de sonho e realidade, Jonas se vê cercado pelos seres encantados que moram em sua imaginação.

Sem perceber, vai parar num lugar onde tudo pode acontecer, o País do Navegar.

Essa trajetória mostra a Jonas a oportunidade de sair de sua monotonia – o Reino a Ver Estrelas – e se permitir descobrir como aproveitar melhor  os seus dias, experimentando os conflitos que são estranhos ao seu universo.

 

Dia 10 de Novembro – Quarta-Feira – E.B.M. Vidal Ramos

Horários: 8h15

Espetáculo:  O Amigo da Onça

Grupo: Teatro de Bonecos Pois é… Então tá!

Autor: Pedro Dias

Direção: Pedro Boneco

Faixa etária: Livre

Duração do espetáculo: 40 min

Sinopse: Espetáculo que  já viajou pela América Latina e Europa, conta de maneira lírica e poética sem o uso da palavra uma história

sobre a importância da preservação do meio ambiente, é apresentado para  o público em geral e tem duração de 40 minutos.

 

Dia 11 de Novembro – Sexta-Feira – Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Horários: 9h, 15h e 19h30min

Espetáculo: Maia – a lenda da menina água

Grupo: Trupe do Experimento – Rio de Janeiro – RJ

Autor: Marco dos Anjos

Direção: Marco dos Anjos

Faixa etária: A partir de 6 anos

Duração do espetáculo: 50 min

Sinopse: Com dramaturgia autoral, o espetáculo apresenta Maia, uma menina de uma família ribeirinha, que tem por sustento a pesca. O rio que beira sua casa não tem mais peixes por conta da poluição. Seu pai tem que se afastar cada vez mais para garantir o alimento da família. Em uma noite de lua cheia, o rio seca de forma abrupta. Maia, achando ver a imagem do pai no meio do rio seco, corre em sua direção e, quando se dá conta, está longe de casa e no meio de uma aventura, junto a personagens do Folclore Nacional, para trazer as águas do rio de volta. A concepção cenográfica apresenta a casa da família Ribeirinha, às margens do Rio, e seguirá a protagonista em sua aventura pelo Rio seco.  Pela primeira vez, a Trupe faz uso de máscaras e manipulação de objetos em cena. As músicas, criadas exclusivamente para o espetáculo e executadas ao vivo pelo elenco, têm por fonte de pesquisa os ritmos do folclore Paraense.

 

Dia 11 de Novembro – Sexta-Feira – Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida

Horários: 15h

Espetáculo: “Gira Junto, um espetáculo pra brincar!”

Grupo: Grupo de Teatro Da Casa

Autor: Natália Curioletti

Direção: Natália Curioletti

Faixa etária: A partir de 2 anos

Duração do espetáculo:  min

Sinopse: É um convite a contar, rodar e cantar essas cantigas que fazem parte da identidade do nosso povo, num resgate folclórico com o gosto (quase perdido) das brincadeiras populares. É um espetáculo para crianças, mas os adultos também podem brincar!

 

Dia 12 de Novembro – Sábado – Auditório Willy Sievert – Teatro Carlos Gomes

Horários: 10h, 15h30 e 19h30min

Espetáculo: Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema

Grupo: Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado – Criciúma – SC

Autor: Adriano Medeiros e Luan Marques Joaquim

Direção: Reveraldo Joaquim e Yonara Marques

Faixa etária: A partir de 5 anos

Duração do espetáculo: 45 min