Indaial intensifica ações de conscientização sobre o cuidado integral à saúde masculina

0
217

A Secretaria de Saúde de Indaial está enfatizando a questão da conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil e no mundo, novembro tornou-se um mês emblemático para a saúde do homem devido a um conjunto de iniciativas que ficou conhecido como Novembro Azul. Esse movimento teve origem, em 2003, na Austrália.

Em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde são trabalhados o acesso e acolhimento do homem, a prevenção de violências, a saúde sexual e reprodutiva, hipertensão, diabetes, estímulos de hábitos saudáveis de vida, entre outros.

As principais causas de morte que atingem a população masculina são as causas externas (acidentes, violências, suicídios), em seguida as doenças do aparelho circulatório e as neoplasias (câncer de pulmão em primeiro colocado e em segundo lugar câncer de próstata).

Muitas vezes, as doenças prevalentes que levam à mortalidade da população masculina são, em geral, evitáveis, por meio da aquisição de hábitos saudáveis ao longo da vida, como é o caso das doenças do aparelho circulatório e das neoplasias. Entre a população de 20 a 59 anos, as causas externas chamam a atenção por representarem as principais causas de mortalidade nessa faixa etária. A hipertensão arterial é o principal fator de risco para mortalidade ao redor do mundo e a terceira causa mais importante de incapacidade na sociedade.

As Unidades de Saúde de Indaial irão oferecer orientações de hábitos saudáveis, consultas médicas agendadas, testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite), verificações da pressão arterial, entre outras várias orientações de enfermagem e médica. No município também há grupos de tabagismo para usuários que querem deixar de fumar; basta procurar as Unidades para orientações sobre seus funcionamentos.

A população masculina necessita estar sensibilizada a fazer uma consulta médica de rotina pelo menos uma vez ao ano, não necessariamente que precise ser no mês de novembro. Novembro Azul é um movimento para alertar os homens quanto ao autocuidado sobre sua saúde.