Comitiva de Indaial visita FCEE para discutir projetos voltados ao Espectro Autista

PODER- Uma delegação de Indaial formada pelos vereadores Jonas Lima, Flavio Molinari, Fernanda Santos e Diego Pandini, acompanhados pelo secretário de saúde Silvio César, cumprem nesta quinta-feira (20), uma importante agenda na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em São José, com o objetivo de discutir projetos voltados ao atendimento das necessidades do Espectro Autista no município indaialense.

Durante a visita, os representantes de Indaial participaram de uma reunião com Jeane Rauh, presidente da FCEE, para debater estratégias e ações que possam fortalecer o apoio às famílias e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.

Além disso, a agenda incluiu a visita ao CETEA – Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista, onde os vereadores e o secretário de saúde , puderam conhecer de perto o trabalho realizado pela instituição e a importância dos serviços oferecidos aos pacientes com TEA.

Outro ponto relevante da visita foi a reunião no CENAE – Centro de Avaliação e Encaminhamentos, uma unidade essencial na identificação das necessidades individuais das crianças com TEA, garantindo encaminhamentos adequados e personalizados para cada caso.

Os vereadores destacaram a importância dessa agenda na FCEE, pois visa proporcionar uma maior compreensão das demandas das famílias e das necessidades das crianças com Espectro Autista em Indaial. A visita permitiu o contato direto com as instituições especializadas, possibilitando uma visão mais abrangente das possibilidades e desafios enfrentados na área.

O secretário de saúde Silvio César reforçou a relevância do encontro, ressaltando que somente na rede educacional municipal de Indaial, há mais de 300 crianças este ano que necessitam de atendimento relacionado ao Espectro Autista. Com essa constatação, o poder público se mostra sensível à causa e busca soluções para atender essa demanda crescente e complexa.

Os parlamentares indaialenses avaliam que a visita à FCEE proporcionou um momento enriquecedor de troca de informações e conhecimentos, que certamente contribuirá para a elaboração de projetos mais efetivos e abrangentes em benefício das famílias e crianças com TEA em Indaial.

A atuação conjunta dos vereadores e do secretário de saúde, aliada à colaboração da FCEE e demais instituições envolvidas, deixa claro a preocupação e compromisso das autoridades em promover políticas públicas inclusivas e que atendam às necessidades específicas das pessoas com Espectro Autista na cidade.