Prefeitura de Ascurra inclui aulas de italiano na rede municipal de ensino

As aulas de italiano fazem parte do Prêmio Professora Dircélia Badalotti, criado pela Prefeitura em 2021, que investe em oficinas culturais para o desenvolvimento pessoal dos moradores de Ascurra

ASCURRA – A partir deste ano, os alunos da pré-escola e do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) da rede municipal de Ascurra passam a ter aulas de italiano. A iniciativa reforça a identidade cultural do município, que foi colonizado por italianos há 145 anos, e busca preservar a história e as tradições locais.

As aulas de italiano fazem parte do Prêmio Professora Dircélia Badalotti, criado pela Prefeitura em 2021, que investe em oficinas culturais para o desenvolvimento pessoal dos moradores de Ascurra. Além dessa novidade, os estudantes da rede municipal já contam com duas aulas de inglês, música e empreendedorismo, compondo uma formação enriquecedora e alinhada às demandas do século XXI.

A rede municipal de ensino também se destaca por utilizar o sistema Aprende Brasil, do Grupo Positivo, que oferece apostilas e materiais didáticos voltados para uma aprendizagem dinâmica, aliando tecnologia e metodologias inovadoras para o pleno desenvolvimento dos alunos.

O município tem ampliado suas ações culturais. A Prefeitura, por meio da Diretoria de Cultura, resgatou o grupo de danças folclóricas e tem apoiado diretamente o coral municipal, que interpreta músicas italianas.

Para o secretário de Educação, Rafaello Destéfani, investir na cultura e na educação é garantir um futuro mais promissor para as novas gerações. “A educação de qualidade vai além das disciplinas tradicionais. Ao oferecer italiano, estamos proporcionando aos nossos alunos a oportunidade de conhecerem e valorizarem a própria história, fortalecendo seu vínculo com a identidade do município”, destacou.

O prefeito Arão Josino reforça que a preservação da cultura italiana faz parte dos esforços da gestão para fortalecer o sentimento de pertencimento na comunidade. “A história de Ascurra se confunde com a história da imigração italiana. Manter vivas essas raízes é um compromisso da nossa administração, e a educação é um dos principais caminhos para isso. Com essa iniciativa, queremos que nossas crianças conheçam e se orgulhem de suas origens”, afirmou.

A inclusão das aulas de italiano é mais um passo da Prefeitura de Ascurra na valorização da cultura local e na construção de uma educação pública de excelência.