Defesa civil registra ocorrências na cidade com as fortes chuvas da semana

Devido às fortes chuvas ocorridas em Indaial e região nesta semana, a Defesa Civil da cidade registrou ocorrências nos bairros. O GRAC (Grupo de Respostas e Ações Coordenadas) foi montado na sede do CBV para atendimento às necessidades, contando com a participação de representantes da Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Polícia Militar e Secretarias de Obras, Desenvolvimento Social, Urbanização e Meio Ambiente.

 

Com relação ao nível do rio Itajaí-Açu, o maior índice registro foi às 23h de quarta (4) com 6 metros e desde a madrugada vem baixando. Apesar de Indaial permanecer em estado de Emergência, o nível do rio, conforme medição das 8h de quinta (5), estava em 5,70 m.

 

Foram registrados deslizamentos em residências nas Ruas Nova Hamburgo, bairro Encano do Norte, Exp. Anibal Bogo, bairro Estrada das Areias, Massaranduba, bairro Rio Morto, e Marechal Floriano Peixoto, início do Morro do Barão. A equipe orientou os moradores, cobriu os espaços com lona e isolou o local de risco conforme necessidade. Uma situação também foi encaminhada para assistência social.

 

Deslizamentos em vias ocorrem nas Ruas Augusto Mass, bairro Arapongas, e São Francisco, bairro Centro. Equipes foram até os locais, fizeram limpeza e desobstrução das vias.

 

Quedas de árvores também foram registradas nas Ruas Melvin Jones, bairro Carijós, Augusto Mass, bairro Arapongas, Miracema do Norte, bairro Tapajós, Tubarão, bairro Rio Morto, e Palotina, bairro Encano do Norte. Equipes se dirigiram até os locais, realizaram a retirada dos materiais e desobstruíram as vias. Ainda houve a queda de muro num imóvel situado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca.

 

Com relação aos alagamentos em residências, a Defesa Civil contabiliza atendimentos na Rua Sete de Setembro, bairro Carijós (orientação de moradores, disponibilização de alojamento e suporte com mudanças); Itu, bairro Benedito (orientação aos moradores e monitoramento do local); Avenida Carlos Schroeder, bairro Nações (orientação aos moradores); e Rua Mariana, bairro Benedito (orientação aos moradores e disponibilização de alojamento).

 

As vias atingidas com alagamentos na pista foram as Ruas Sete de Setembro e 24 de Outubro, bairro Carijós, Mariana e Itu, bairro Benedito, Avenida Carlos Schroeder, bairro Nações, Bagé, bairro Encano do Norte, Caçador e Presidente Nereu Ramos, bairro Rio Morto, Augusto Mass, bairro Arapongas, e Ribeirão das Pedras, bairro Ribeirão das Pedras. As equipes foram aos locais, orientaram moradores e interditaram as vias conforme cada situação.

 

Na manhã desta quinta (5) continuam interditadas as Ruas Sete de Setembro e Mariana e Avenida Carlos Schroeder. “Por experiência, a previsão é de que quando o nível do rio esteja em aproximadamente 5,40 m as águas nessas vias já tenham baixado”, explica o diretor da Defesa Civil, Ivo Ockner.

 

Um abrigo provisório no Parque Municipal foi montado, mas não precisou ser utilizado. Três famílias ficaram desalojadas, contudo foram para a casa de parentes temporariamente.

 

A previsão do tempo da Epagri/Ciram para os próximos dias é de sol, frio e geada em Santa Catarina. A manhã desta quinta (5) é com diminuição de nuvens no Estado e chuva isolada do Planalto ao Litoral. No decorrer do dia o sol predomina. Já na sexta (6) o tempo ficará estável e ensolarado, com nevoeiros ao amanhecer. Sábado (7) será ensolarado em todas as regiões, com nevoeiros ao amanhecer devido à massa de ar frio e seco.

 

“Após o nível do rio estabilizar, a tendência é continuar baixando, também com a previsão de sol para os próximos dias. Continuamos monitorando a situação e pedimos à população que fique atenta a possíveis deslizamentos”, comenta o diretor Ivo.

 

Recomendações da Defesa Civil

 

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências e inclinação de postes e árvores. Nesse caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros.