A Despedida, nas lembranças de Luiz Polidoro

Reprodução Facebook

COMUNIDADE – A Despedida! No dia 12 de março de 1971, por volta das 17h o último apito tocou choroso, o trem fazia sua última passagem pela estação. A locomotiva passava nos fundos da minha casa, no bairro Warnow, Indaial, SC.

Reprodução Facebook

E nesse dia, com uma máquina fotográfica emprestada do meu cunhado Antônio Dalfovo, tive a oportunidade de tirar as últimas fotos do trem, ali da estação do Warnow!

Reprodução Facebook

 

Reprodução Facebook

 

Fotos estas que ficaram para a história, consegui melhorá-las com a ajuda do fotógrafo Sidney Saut.

A pedido dos meus seguidores publico essas belas lembranças.

Foi nesse trem que fiz minha viagem de Ascurra para Indaial em 1960, onde fixei minha residência, abri minha farmácia e ali construí minha família. O trem era uma atração na época, e facilitava muito nossa vida, as pessoas vinham até a estação vê-lo passar. Como morava próximo aos trilhos certo dia minha filha Graceli estava brincando e cruzou os trilhos e acabou prendendo seu pé, foi um susto!

Reprodução Facebook

 

Quem tirou ela de lá foi o filho do meu amigo Durval Zuque que trabalhava na estação, se não estou enganado foi o Luizinho Zuque.

Na época a BR470 não existia e por esse caminho entre Ascurra e o Warnow circulava além do trem, os tropeiros, caminhões reboque e o tráfego em geral.

O trem partia do alto vale e seguia até Itajaí. Na primeira foto estão muitos amigos, não recordo o nome de todos. Mas da esquerda para a direita está Luiz Oliveira – maquinista, o menino da foto é meu filho Luiz Antônio com 5 anos. O de que é o maquinista Durval Fagundes. E o primeiro homem da direita para a esquerda é Jaime Bernardes.

 

Foi uma tristeza essa despedida…

 

Locomotiva 336 – Pacific – Rodagem 462 Fabricação Baldwin – EUA (Philadelfia) Ano 1925 Originalmente está locomotiva possuía

limpa-trilho do tipo “Grelhado”.

 

Reprodução Facebook