A verdade existe?

Todo mundo sabe que no século XIX houve a revolução Industrial, que levando concorrência comercia, dividindo a Europa. Para ficarem preparados os países começaram uma corrida armamentista. Conflito pré-existente já existente, como a guerra Franco-prussiana que gero um revanchismo francês que atrapalhava a Alemanha.Já o conceito telectual e artístico era o da Belle Epoque (1871-1914). houve inúmeros avanço na tecnologia, ciência e cultura.Com todos os acontecimentos acabou estimulando o Nacionalismo Belicista.

Disputas por territorios começavam em países menores

 

CONFLITOS

   Já falei que não vai dar bom!

 

Tudo começou em Sarajevo, capital da Bósnia, com o assassinado do herdeiro ao trono do país Austro-húngaro. Morto por um sérvio.Por estarem com receio, a servia se recusou a ajudar a investigação.Com raiva e decepcionada com o nacionalismo da Servia, A Austro-Húngaro declarou guerra.A Entende estava muito a frente com a suas tecnologias e seus armamentos. A única coisa que não estava preparado era o psicológico, além do cansaço físico que estava destruído. Sem dizer os quilômetros de trincherar que era feitos criando um labirinto sem fim e não está nem perto de acabar. Mas ao fim quem ganhou foi a Triplice Entende por mais que a Russia tenha saido um ano antes por motivos internos!

 

ALIANÇAS

  Até que a morte nos separe!

 

O forte nacionalismo gerou às disputas imperialistas, levou os países europeu à formação das alianças secretas. No inicio do século XX, foi criadas as alianças militares

 

Triplice Entende

 

  • França
  • Reino Unido
  • Império Russo

Eles buscavam manter a sua Hegemonia ( Navegações e Colonização do Novo Mundo, Neocolonialismo e o Imperialismo europeu no mundo)

 

ENTRADA DA RUSSIA

Sua falsa

 

A Russia por ser aliada a Sérvia (que devido ao um assassinato do herdeiro de austro-húngaro-húngaro, e a má vontade do país Sérvia em achar o culpado, a Austro-húngaro declarou guerra), entrou na guerra ao lado do Reino Unido.

Mas os interesses da Russia era muito além do que só ajudar sua amiga Sérvia, o objetivo principal era expandir seu território para o lado dos Bálcãs.

 

TRÉGUA NATALINA

O natal “perfeito”

 

O Natal, lindo e um dia de paz ou não? Na guerra foi O DIA de paz, festa de um lado e gratidão do outro, do cargo mais baixo ao mais alto comemorou. chegando ao nível que alguns soldados saiam de suas trincheiras para desejar um feliz natal e trocar comidas e charutos.

Fiquem com o relado do Capitão C. I. Stockwell, que faz parte Royal Welsh Fusiliers, do exército britânico:

 

“Às 8:30h do dia 26, eu disparei três tiros para o ar, ergui uma bandeira com os dizeres ‘Merry Christmas’ e subi da trincheira. Os alemães levantaram uma placa com os dizeres ‘Thank you’ e o capitão deles apareceu no alto da trincheira. Nós nos saudamos e retornamos às nossas trincheiras. Em seguida, ele fez dois disparos para o ar. A guerra havia começado novamente.”

 

TRATADOS

   Eita que a jiripoca vai pia

 

Inicialmente, o presidente norte- americano Woodrow Wilson propôs o estabelecimento dos “Catorze pontos para a paz” onde defendia uma “paz sem vencedores”. No entanto, em janeiro de 1919, as potências vencedoras tinham outros planos para os derrotados.

De acordo com o Tratado de Versalhes, o Estado alemão foi obrigado a varias coisas, tipo:

 

1. A perda de territórios, inclusive colônias;

2. devolução da Alsácia-Lorena à França;

3. pagamento de indenização no valor de US$ 33 bilhões;

4. limite ao exército alemão (100 mil soldados); as forças alemãs não mais poderiam possuir artilharia pesada e aviação;

5. criação do “corredor polonês” que, ao garantir acesso ao mar para a Polônia, dividiu a Alemanha em duas partes, separando a Prússia do restante do país.

Tratado de Versalhes

 

SAIDA DA RUSSIA

   Goodbye bye, até a proxima

 

Já se passaram 3 anos desde o início, a Rússia se encontrava em uma crise e desordem social. A população reivindicava melhorias na qualidade de vida, redução de impostos e a saida do país da Guerra. Em fev. de 1917, o partido liberal-conservador russo, destituiu o Czar Nicolau II do poder e com ajuda da burguesia criaram um poder provisório. Mas pra frente houve a Revolução Socialista. Liderado por Lênin e Trotsky.

 

Uma das primeiras medidas estipuladas pelos líderes bolcheviques foi anistiar os exilados e retirar os contingentes de soldados russos da Primeira Guerra. Dessa maneira, a Rússia retirou-se da guerra em razão dos enormes problemas políticos internos. Logo após a retirada da Rússia socialista da guerra, seu principal líder, Lênin, assinou junto à Alemanha um Tratado de Paz entre as nações. O Tratado foi denominado Brest-Litovsk (1918). Com ele, a Rússia perdeu vários territórios para a Alemanha, como a Estônia, a Lituânia, a Ucrânia e a Finlândia.

 

VIVENDO E APRENDENDO

   Vivendo e morrendo

 

Logo após a retirada da Rússia socialista da guerra, seu principal líder, Lênin, assinou junto à Alemanha um Tratado de Paz entre as nações. O Tratado foi denominado Brest-Litovsk (1918). Com ele, a Rússia perdeu vários territórios para a Alemanha, como a Estônia, a Lituânia, a Ucrânia e a Finlândia.

A retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial ancorou a Alemanha de forças. Diversos territórios ficaram livres para o deslocamento das tropas alemãs, possibilitando aos alemães um clima otimista, ou seja, a Alemanha reascendeu a crença na vitória durante a Primeira Guerra Mundial. Mas perdendo do mesmo jeito e se vingando em 1939. Matando pessoas inocentes, “tudo pela ciência”.

 

POR HOJE SÓ

  Até logo

 

Aqueles dias eram horrivel, não houve opção de querer ou não, ninguém perguntou se aquilo era justo com eles, era ir e morrer pelo país ou ficar e ser morto como um covarde ingrato.

 

Muito obrigado por ler até aqui espero vocês nos próximos acontecimentos e não se esqueça de assinar o Folha de Indaial também. Até mais!