BRASIL – Uma megaoperação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada nesta quinta-feira (8) com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado e na abolição do Estado Democrático de Direito, visando obter vantagens políticas com a permanência do então presidente da República no poder.
Entre os alvos da operação, destacam-se figuras proeminentes da política e do governo, como Valdemar Costa Neto, presidente do PL; Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; e Walter Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente em 2022.
Além disso, dois ex-assessores do ex-presidente Bolsonaro foram presos: Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens; e Filipe Martins, ex-assessor internacional do governo. A operação envolveu o cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, em diversos estados do Brasil.
Conhecida como Operação Tempus Veritatis, esta fase da investigação revelou que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação com o objetivo de disseminar a narrativa de fraude nas eleições presidenciais de 2022, mesmo antes da realização do pleito, buscando legitimar uma intervenção militar por meio de uma dinâmica de milícia digital.
O primeiro eixo de atuação consistiu na propagação da ideia de fraude eleitoral, por meio de informações falsas sobre vulnerabilidades do sistema eletrônico de votação, discurso que perdurou mesmo após o resultado do segundo turno das eleições em 2022.
Já o segundo eixo teve como objetivo subsidiar a abolição do Estado Democrático de Direito, através de um golpe de Estado, com apoio de militares com conhecimentos e táticas de forças especiais em um ambiente politicamente sensível.
A operação contou com o apoio do Exército Brasileiro, que acompanhou o cumprimento de alguns mandados. O desdobramento dessa operação promete trazer à tona novos desdobramentos sobre essa trama política que abalou o país.