PODER – Na próxima quinta-feira (07), tem início o aguardado período da janela partidária em Indaial que vai até o dia 05 de abril, um momento fundamental para os parlamentares que vislumbram novos horizontes políticos. Este período, determinado pela justiça eleitoral, permite aos vereadores trocarem de partido sem o risco de perderem seus mandatos.
Com a proximidade das eleições e a necessidade de se alinhar com as estratégias partidárias, ao menos sete vereadores de Indaial planejam aproveitar essa oportunidade para migrar para novas siglas. O PSDB, atualmente com cinco representantes na Câmara Municipal, é o partido que mais deve sentir os impactos, com a possível saída de alguns de seus membros.
Os vereadores Flávio Molinari e Márcio Selhorst estão nos planos do PSD e do PODEMOS, respectivamente, enquanto Raquel Rufino pretende migrar para o PL. Diogo Pinho, atualmente no PODEMOS, já está praticamente integrado ao PL, aguardando apenas a abertura oficial da janela para formalizar sua mudança.
Fernanda Santos, pré-candidata do PODEMOS à prefeitura de Indaial, encontra-se em uma encruzilhada, com convites tanto do PODEMOS quanto do Partido Liberal. Enquanto isso, o vereador Diego Pandini, mais conhecido como “Diabo Loiro” e eleito pelo PP na última eleição, é alvo do interesse da Deputada Federal Julia Zanatta para integrar o PL nas eleições de 2024.
Outro nome em destaque é o vereador Lindomar Lindner, também vinculado ao PSDB, que se prepara para migrar para o União Brasil, onde planeja concorrer ao cargo de prefeito. Por outro lado, o atual presidente do PSDB, vereador Farmacêutico Elton Possamai, apesar de receber convites de outros partidos, parece estar decidido a permanecer no ninho tucano , ao lado de Ramiro Faveri.
Com essas movimentações políticas em curso, o cenário político de Indaial promete agitar as próximas eleições, com a redistribuição de forças e a formação de novas alianças que moldarão o futuro da cidade.